5 min de leitura

Resíduos perigosos: o que fazer com eles

Confira como movimentar seu caixa com a venda de resíduos

Resíduos perigosos são todos aqueles que apresentam um risco à saúde pública ou ao meio ambiente. Isso se deve a suas características, podendo ser inflamável, corrosivo, reativo e tóxico e até mesmo cancerígeno. 

São várias as formas que podemos classificar esses resíduos perígosos. Uma delas é em relação a sua natureza, seco ou molhado. Outra, é sua composição química, podendo constituir uma matéria orgânica ou inorgânica. Aqui no Brasil, a classificação adotada é regulada pela NBR 10004, conhecida também como a Classificação de Resíduos Sólidos, seguindo o critério dos riscos potenciais ao meio ambiente.

Quando classificamos os resíduos perigosos de classe 1, significa que esse tipo de material apresentam algum tipo de risco à saúde público e ao meio ambiente (em geral, riscos significativos). Assim, esses resíduos em especial necessitam de tratamento especial e disposição específicas em função de suas características de inflamabilidade, corrosividade, reatividade, e outras que já citamos.

Como esses resíduos são gerados?

Os resíduos perigosos são acumulados diariamente nos domicílios e empresas, sendo gerados por diferentes tipos de atividades humanas e industriais. Infelizmente, seu descarte, na maior parte das vezes, é feito de forma irregular, contaminando o solo e os lençóis freáticos. Como consequência, há um enorme risco à saúde de pessoas e do meio ambiente, uma vez que grande parte desses resíduos perigosos contém substâncias químicas perigosas em sua composição, como os metais pesados.

Mas, como resolver esse problema? Em primeiro lugar, para reverter os problemas ambientais causados pelos resíduos perigosos, é preciso instruir a população a respeito de seus riscos, bem como promover campanhas de conscientização para o descarte correto. E esse descarte pode ser feito de muitas formas, como veremos mais adiante. Mas antes, vejamos quais são esses resíduos perigosos.

vender pelo melhor preço

Quais são os principais resíduos perigosos?

São considerados resíduos perigosos, podendo afetar tanto a saúde de pessoas quanto o meio ambiente de forma negativa, os materiais e resíduos abaixo:

  • Restos de tinta (inflamáveis, tóxicos);
  • Material hospitalar (patogênicos, pode ter a presença de bactérias ou vírus);
  • Produtos químicos (podem ser tóxicos e reativos; ao reagir com outra substância, podem causar incêndios ou serem corrosivos);
  • Produtos radioativos;
  • Lâmpadas fluorescentes (possuem mercúrio, considerado metal pesado, e bioacumula, contaminando o ambiente na hora do descarte);
  • Pilhas e baterias (possui metais em sua composição que podem ser corrosivos, reativos e tóxicos).

Assim, todos esses tipos de resíduos perigosos necessitam de tratamento especial e uma gestão de resíduos adequada. Isso é importante tanto para a natureza, que não sofrerá esses danos, quanto para a população local, que pode ser contaminada indiretamente, ou até mesmo para a imagem da própria empresa, não sendo vista como uma instituição que não respeito as leis e o meio ambiente. 

Dessa forma, os resíduos perigosos devem ser armazenados separadamente, como também ser transportados em diferentes veículos, recebendo uma destinação final específica e adequada.

Como fazer o reaproveitamento desses resíduos?

resíduos perigosos

Para o reaproveitamento desses resíduos, é preciso identificar quais são os seus tipos. Ou seja, cada empresa deve saber que tipo de resíduos perigosos são gerados com sua atividade produtiva, iniciando uma gestão de resíduos eficiente. 

Lembrando que hoje os consumidores não estão apenas interessados no produto. Muitas pessoas acham importante que as empresas tenham seu pensamento voltado à preservação ambiental. Nesse caso, essas empresas são certificadas na ISO 14001, destacando-se tanto por sua confiabilidade quanto pela imagem positiva que cria. 

Assim, a gestão de resíduos, além de ser obrigatória, por atender a Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei 12.305/2010), também demonstra o interesse da empresa em ser ambientalmente correta com o descarte de seus resíduos perígosos. Hoje em dia, existem diversas empresas que auxiliam no processo de identificar os tipos de resíduos e classificá-los como perigosos. 

Por fim, para fazer o reaproveitamente desses resíduos, uma das melhores soluções é a reciclagem. Até porque esses resíduos podem ser utilizados para outros fins, não sendo descartados incorretamente e não causando problemas no futuro. Além disso, a matéria-prima também pode servir para a criação de outros produtos, contribuindo para um ciclo de economia circular e responsável.

Como vender resíduos pela internet?

Agora que você já sabe mais sobre resíduos perigosos e algumas alternativas para seu descarte correto ou reaproveitamento, deve se perguntar: como posso vender esses resíduos ou passá-los adiante? Ou seja, onde esses materiais podem ser negociados?

Atualmente, existem plataformas feitas especificamente para suprir essa demanda. Empresas que conectam pessoas que têm o interesse de comprar ou vender resíduos com pessoas dispostas a pagar por isso.

Foi para isso que nasceu OSucateiro.com, uma plataforma criada para transformar os problemas de nossos clientes em oportunidades de negócio. Em nossa plataforma, você encontra um canal para compra ou venda de resíduos por um preço justo e de forma totalmente segura, tanto para o vendedor quanto para o comprador.

Quer conhecer mais da plataforma e talvez começar hoje a negociar resíduos, evitando que eles causem impacto negativo no meio ambiente e ainda movimentando o caixa da sua empresa? Acesse OSucateiro.com e confira.

estoque parado gerenciamento de resíduos indústria logística reversa sustentabilidade
0 curtidas, seja o primeiro!
Compartilhe:
SOBRE O AUTOR

OSucateiro.com

Somos uma empresa voltada para a compra e venda de sobras e ociosidades de qualquer tipo de empresa, desde uma grande indústria até uma simples padaria. :)

Leia também:
MoveStock Confirmada na Mercopar 2023!
MoveStock Confirmada na Mercopar 2023!

MoveStock Confirmada na Mercopar 2023!

MoveStock apresentará soluções para redução de desperdício com sua plataforma de marletpla...

Rafael Davi Valentini

2 min de leitura