3 min de leitura

Gerenciamento de resíduos: o que é e como começar

Como a gestão de resíduos torna sua empresa lucrativa e sustentável

Gerenciamento de resíduos é um dos temas que mais vêm ocupando espaço no dia a dia de diversos setores, em especial da indústria. Em tempos de sustentabilidade, empresas que desejam se manter competitivas no mercado, buscando alternativas ecologicamente corretas, precisam voltar os olhares para essa opção.

Gerenciar resíduos permite não só que uma matéria-prima seja reaproveitada, mas também diminui seu impacto negativo no meio ambiente, garantindo um planeta sustentável. Neste texto, explicaremos o que é o gerenciamento de resíduos e quais são as melhores formas de aderir a essa atividade em uma empresa. Continue lendo!

gerenciamento de resíduos

O que é o gerenciamento de resíduos?

Realizar o gerenciamento de resíduos envolve, entre outras coisas, adotar ações adequadas e sustentáveis em todas as etapas do processo produtivo, incluindo coleta, armazenamento, transporte, tratamento e destinação final - sempre de acordo com o que a Lei sustenta.

Essa gestão tem o objetivo, como já explicamos, de diminuir impactos negativos da atividade no meio ambiente, e deve garantir, segundo o Ministério do Meio Ambiente, que o gerenciamento de resíduos traga o máximo de reaproveitamento, reciclagem e minimazação de rejeitos para a empresa.

Por que ele é vantajoso?

Realizar uma gestão de resíduos eficiente pode fazer com que sua empresa não apenas tenha menos prejuízo, mas que você realmente ganhe dinheiro com a compra e venda de resíduos. 

É a partir desse gerenciamento de resíduos que você descobre o que já não faz mais sentido para seu negócio e consegue separar em seu estoque ou atividade produtiva resíduos que possam ser comercializados em vez de simplesmente descartados. Isso evita prejuízos significativos e faz com que você possa usar esse dinheiro, que antes seria perdido, para melhorar sua performance produtiva e de vendas.

Por outro lado, gerir bem seus resíduos também identifica problemas no seu processo produtivo, mostrando o que é preciso controlar, se existem falhas ou excessos desnecessários e aumentando a lucratividade do seu negócio. Isso é desenvolvimento sustentável. 

Como realizar o gerenciamento de resíduos?

Sabendo o que é o gerenciamento de resíduos, você, dono de empresa ou alguém envolvido nesse processo, deve se perguntar: certo, mas como realizar esse gerenciamento de resíduos? De que forma fazer a compra ou venda de resíduos para diminuir esse impacto? Onde esses materiais podem ser negociados?

Atualmente, existem plataformas feitas especificamente para suprir essa demanda. Empresas que conectam pessoas que têm o interesse de comprar ou vender resíduos com pessoas dispostas a pagar por isso.

Foi para isso que nasceu OSucateiro.com, uma plataforma criada para transformar os problemas de nossos clientes em oportunidades de negócio. Apesar de não sermos uma empresa de gerenciamento de resíduos, oferecemos esse canal para que você compre ou venda esses resíduos por um preço muito justo e abaixo do que é encontrado no mercado.

Isso torna nosso negócio competitivo e, ainda, com um verdadeiro potencial de fazer uma mudança positiva no planeta.

Quer conhecer mais da plataforma e entender como você pode realizar o gerenciamento de resíduos de sua empresa de forma muito mais facilitada e sem burocracia?

Acesse aqui e conheça nosso negócio. Ou cadastre seus produtos direto na plataforma de forma totalmente gratuita!

resíduos industriais resíduos sólidos sucata sustentabilidade gerenciamento de resíduos
0 curtidas, seja o primeiro!
Compartilhe:
SOBRE O AUTOR

OSucateiro.com

Somos uma empresa voltada para a compra e venda de sobras e ociosidades de qualquer tipo de empresa, desde uma grande indústria até uma simples padaria. :)

Leia também:
MoveStock Confirmada na Mercopar 2023!
MoveStock Confirmada na Mercopar 2023!

MoveStock Confirmada na Mercopar 2023!

MoveStock apresentará soluções para redução de desperdício com sua plataforma de marletpla...

Rafael Davi Valentini

2 min de leitura